sexta-feira, 23 de outubro de 2009


o relógio marca agora exactamente 18h e 30m. acabo de voltar da rotina diária que adquiri á cerca de 1 ano e 1 mês. o passeio da chanel.
á relativamente pouco tempo iniciaram uma obra perto de minha casa, um edifício em ruínas foi abaixo. finalmente, penso eu! em comentário com a minha mãe, o caso muda de figura, "havias ter visto a quantidade de gatos que fugiram quando o homem entrou com a máquina para dentro da casa..." só imaginar dá-me náuseas... desde então tenho notado a presença de inúmeros gatos perdidos pelo jardim, quase todos desapareceram, mas sempre ficou aquela que aqui nasceu e aqui ficou... já mencionei este assunto várias vezes na mesa do café, " a chanel chega perto e o gato nem foge, todo atiçado, pronto a atacar e nem de mim tem medo!" hoje voltei a ver o dito gato, que não é gato, é gata, a chanel sempre pronta para brincar correu para ela, e assim notei a sua presença, e finalmente existência... em vez de me afastar como sempre faço, (acho sempre que se sentem incomodados com a presença da raça canina) fiz o típico "bish bish bish" e nem acreditei quando a ouvi miar e correr na minha direcção... :( achei que ela todos os dias esperava uma mínima demonstração de carinho e preocupação da minha parte e aquele miar foi como um finalmente! fico destroçada... a chanel cheirou-a, lambeu-a (hábito de convivência com a kitty) e voltou a sua importantíssima tarefa de roer e comer raízes... fiquei a segurar a trela com uma mão e fazer mimos na bichinha com a outra... inúmeros pensamentos passaram na minha cabeça nums meros 10m...
tenho um carinho e afecto por animais que pouca gente conheço assim, tenho uma necessidade enorme de protejo-los e no fundo acho que isso é um dever nosso, embora tenham instintos e saibam sobreviver, merecem muito mais, são dignos de certas mordomias assim como nós o somos e temos, e cabe-nos a nós proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida. tenho imensa pena de não puder fazer mais do que já faço, o espaço é pequeno e está lotado, mas custa-me tanto ver animais assim desprotegidos, a viver num jardim, a levar com a chuva e o vento que se tem visto... sozinhos no mundo... até choro...
trouxe a chanel de volta a casa e voltei a descer com um saquinho cheio de comida da kitty para lhe dar, e a gata permanecia exactamente no mesmo sitio... fiquei a vê-la comer um bocado e lá tive de a deixar antes que aquela descarga de adrenalina voltasse e a metesse debaixo do braço para a levar para minha casa... claro que a teria de devolver á rua e isso iria custar-me ainda mais... a casa não é minha e mais uma vez o espaço é pequeno... mas uma coisa garanto a mim própria, e talvez para isso tenha servido esta situação, não vou adiar muito mais a carta dirigida á câmara municipal de ovar com a proposta da ampliação do canil para albergar gatos também... nenhum animal me passa indiferente, principalmente nestas condições, e pergunto-me " será que só eu sinto isto e sofro com isto?" são tão poucas as pessoas que reparam nestas coisas... que dão importância, que realmente se preocupam... eles observam as nossas vidas atarefadas, não nos pedem nada e nós nada lhes da-mos, mas hoje senti mesmo que muitas vezes um carinho é tudo o que lhes mais faz falta... quantos gatos e cães existirão sem nunca terem sentido o que é uma festinha, um miminho? imaginem o que é viver assim... quase invisíveis e forçosamente inexistentes...

Nenhum comentário: